Vitral igreja

História da Paróquia Nossa Senhora das Dores

A Paróquia Nossa Senhora das Dores foi criada pelo Dom Francisco de Campos Barreto, na época arcebispo de Campinas, em 31/10/1934 e instalada no dia 25/11/1934.

A paróquia é composta por sete comunidades: Matriz Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora Auxiliadora, São Vicente de Paulo, São Sebastião, São Bento, Nossa Senhora Aparecida e Santa Terezinha.

O município de Artur Nogueira se desenvolveu no sentido cristão atuante com a Igreja Católica tendo forte participação na vida da comunidade nogueirense.

No ano de 1935, foi feita no município a mudança do nome de Nossa Senhora das Lágrimas para Nossa Senhora das Dores, que se tornou padroeira do município.

A paróquia Nossa Senhora das Dores, também, conta com diversos trabalhos comunitários e sociais, como a Pastoral da Criança, Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral da Pessoa Doente, além de contribuir com a entidade Lar Renascer e realizar trabalhos assistenciais a famílias carentes de Artur Nogueira.

Nossa Senhora das Dores é homenageada no dia 15 de Setembro, data instituída pelo Papa Pio X, em Roma, na década de 50. A devoção à Senhora das Dores é representada por ferimento de sete espadas no coração.

A simbologia corresponde a sete episódios narrados na Bíblia com a profecia do velho Simeão, a fuga para o Egito, a perda de Jesus aos doze anos durante a peregrinação à Cidade Santa, o caminho de Jesus para o calvário, a crucificação, a deposição da cruz e a sepultura.

Algumas fotos

Imagem 1 Imagem 2 Imagem 3 Imagem 4 Imagem 5 Imagem 6